sexta-feira, 27 de março de 2009

Espelhos.

Espelho quebrados refletem hoje a realidade de outrora, a realidade fajuta que eu me fazia crer, realidade essa que eu mesmo tinha forjado, com armas que não eram minhas, me defendia com suposições que não eram minhas...e talvez até hoje, nem todos os espelhos estejam quebrados. Talvez eles estejam só esperando que eu descubra a verdadeira realidade fajuta para com isso descobrir a verdadeira realidade, a minha realidade.E por fim quebrá-los.

Cada dia mais, convivo com mais pessoas. Cada dia mais, sou influenciado por mais pessoas. Cada dia mais, me vejo dependente de mais pessoas. Essas são algumas das realidades que me fizeram quebrar alguns espelhos. Mas de nada adiante quebrar espelhos, se você não tentar se enxergar na imagem distorcida, a imagem distorcida do que você se tornou e o que você deve tentar mudar, reconstruindo um novo espelho, construindo o SEU espelho. De nada vale descobrir a realidade verdadeira, a realidade pessoal se eu não utilizá-la a meu favor.


Podem parecer óbvias aos olhos de algumas pessoas, minha suposição de 'cada dia mais', mas não é! Tenho me observado, e tenho visto tudo, tudo mesmo, menos EU mesmo. Tenho visto características, gostos e jeitos muito interessantes mas apesar de toda a sua singularidade...eles são tudo, menos meus!


Tenho cada vez mais visto menos de mim em mim mesmo.Sinto a recorrente necessidade de ser original, mas a dificuldade para isso é enorme, e me faz recorrer à cópia, ao plágio e à fabricação de mais espelhos que deveria quebrar. Posso ser hipócrita, posso ser ridículo e sei que sou, pois ainda me importo, e muito, com a opnião das pessoas. Nem gosto tanto assim de tudo o que pensam que eu gosto, as vezes me vejo gostando de algo só pra parecer interessante aos olhos alheios. Só pra parecer interessante aos olhos de quem EU quero que pareça. Me pego inventando coisas em minhas histórias pessoais pra parecerem mais interessnates, me sinto ridículo quando isso acontece e prometo a mim mesmo que da próxima vez isso não acontecerá, que serei verdadeiro e aí vem a próxima vez, repentindo o que tinha prometido a mim em tempos passados. Talvez essas sejam verdades incontestáveis, axiomas, dogmas, mas ainda assim sinto vontade de mudá-las.


Na minha vida, sinto a recorrente necessidade de mudança, e talvez por causa dela tenha tantos problemas com minha personalidade, não sei o QUE sou, QUEM sou, QUANTO sou....não sei...não sei. Talvez esse seja meu problema, a minha constante necessidade de mudança, que me faz crer que preciso de pequenos pedaços de cada um que admiro pra forma o que eu sou hoje. Agora eu pergunto: Você é assim? Você conhece alguém assim? Por favor sane essa dúvida dentro de mim, afinal, eu sou o único? Sou um no meio de milhões?


Preciso de algo que me acalme nesse momento, que diga o que fazer.Aí entra mais uma caixa de espelhos que refletem o que não sou. Minha fixação pela companhia. Admiro e tento por deveras ser alguém individualista, assim como as pessoas que gosto tanto, mas caminho em direção oposta, me vejo cada vez mais necessitado dessas pessoas, me sinto cada vez mais O carente.Caminho com destino ao apego, ao apego pegajoso, me sinto incoveniente demais e extremamente dependente das pessoas.


Esses espelhos que acabo de quebrar refletem um monstro horroroso nele, um monstro que não queria ser revelado.Agora ele rasga meu peito com unhas de rancor, como seeu tivesse revelado ao mundo seus piores defeitos, e talvez o tenha feito.Como quem revela ao caçador a única forma de matá-lo.O mais irônico nisso tudo é que EU ao mesmo tempo sou a caça e o caçador.Sou o policial e o bandido.Sou o espelho e o refletido.

Nessa jornada só vejo um caminho. O único que me fará quebrar espelhos e me descobrir como pessoa.Talvez essa seja a mensagem mais pessoal que entrará nesse blog. Mas quero com essa revelação quebrar alguns espelhos, quebrar os espelhos forjados por mim, por armas que não eram minhas e com esse novo pensar, talvez criar meus próprios espelhos, reluzentes, límpidos e enfim inteiramente meus.

3 comentários:

  1. Não se preocupe em depender das pessoas. O ser humano não foi feito para ser sozinho, afinal. Obviamente as pessoas são diferentes, umas dependem mais e outras menos, das outras. Mas não muda o fato de sermos humanos. Cada qual com sua necessidade, certo?!
    Acho que em relação a "quem sou eu?", todos nós temos nossas dúvidas! Porque o ser humano é muito complexo pra ser exatamente definido na hora que bem entende, na hora que quer. Mas temos a necessidade de sanar essa questão, como se dependessemos dela para viver. Mas eu acho que não é bem assim... A forma como nos vemos vai mudando conforme conhecemos pessoas, aprendemos coisas novas, vivemos e também conforme as outras pessoas nos encaram e nos dirigem a palavra. "Quem sou eu" é complexo demais! Mas não precisa se preocupar se você acaba "pegando um pedacinho de cada pessoa" e acaba o inserindo em você mesmo, porque quando a gente convive com as pessoas e admira tais, acabamos "copiando" um pouquinho sim. E isso não é de todo ruim, é forma de experiência.
    Eu já tive minhas dúvidas sobre minha personalidade, já me olhei no espelho e não me encontrei (e isso acontece ainda), já me revoltei e quis mudar! Já me achei a pior pessoa do mundo! E é isso que é fantástico! Talvez o "eu" não esteja completo até o fim da vida, e ainda estamos só no começo!
    Pois observe o mundo ao seu redor, analise, insira dentro de ti o que acha que precisa, mude as coisas que te dão raiva e construa o seu eu! Mas não tenha nunca medo do que vai encontrar no espelho...Porque um reflexo sempre pode ser mudado!

    ps: já leu Clarice Lispector?

    Crises existenciais e de personalidade vão sempre existir no nosso dia-a-dia, e isso é um sinal bom! É sinal que nos preocupamos conosco e que tentamos sempre promover algo melhor dentro de nós. Enfim, quando sentir-se ameaçado por essas crises, lembre-se das pessoas que estão ao seu redor e lembre-se de mim! Porque eu quero ficar do seu lado por muito tempo, pra te ver crescer e pra ajudar quando necessário! :) - Sua amiga viciada em você, Natana.

    ResponderExcluir
  2. "Se tivesse a tolice de se perguntar 'quem sou eu?' cairia estatelada e em cheio no chão. É que 'quem sou eu?' provoca necessidade. E como satisfazer a necessidade? Quem se indaga é incompleto." - Clarice Lispector.

    ...

    Ah, e quanto a necessidade de ser totalmente sincero... eu tenho dúvidas se o ser humano consegue se livrar de tudo que lhe foi imposto durante tanto tempo, a ponto de ser semprecem por cento sincero em relação a tudo.
    Mas o esforço que temos em relação as coisas é sempre visível e bem aceito! E o que vale é a intenção sim, e a gente nem é perfeito mesmo!

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Pê,cada dia que passa,eu me adimiro mais e mais com vc,
    vc escreve perfeitamente e de um jeito mágico,que prende demais o leitor, AMEI

    e me indentifiquei muito com essa passagem que vc escreveu...
    ''Me pego inventando coisas em minhas histórias pessoais pra parecerem mais interessnates, me sinto ridículo quando isso acontece e prometo a mim mesmo que da próxima vez isso não acontecerá, que serei verdadeiro e aí vem a próxima vez, repentindo o que tinha prometido a mim em tempos passados''

    beijos,te amo

    ResponderExcluir