sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Fios.


Vejo a vida como um tear. Um emaranhado de fios. Trançados entre si, ligados, conectados. Um emaranhado de sentimentos, sensações, reflexões. Um emaranhado de pessoas. Um emaranhado de relações. Uma complexidade indecifrável. Uma fragilidade invisível. Fios por vezes finos como um cabelo, mas fortes como um cabo de aço. Fio compridos, mas muto frágeis em outros casos.Vidas interligadas. De vez em quando até vemos umas pontas soltas. E sabemos que mesmo amarrando-as de volta a relação jamais será a mesma. Ás vezes também vemos nós sem fim. Não conseguindo desatá-los mesmo empregando toda a força que temos, esses, se desembaralham sozinhos, quando essa hora chegar.


Há porém, pontas que se partem e jamais se ligam novamente. Há opçãoes que fazemos que nos remetem a consequências inimagináveis. Irrevogáveis. Imutáveis. Nesse emaranhado de fios em que nos encontramos diariamente, somos obrigados a aprender a cozer afinal. Obrigados a aprender da melhor forma possível a deixar os fios, aos quais somos responsáveis, o mais grosso e resiste possível. Torná-los bons fios. Mas essa não é uma tarefa fácil. Nos espetamos, cansamos nossos olhos, perdemos o fio que por vezes se parte, sem contar a dificuldade de aprender sozinho a costurar. Para que um dia com todos esses fios grossos e resistesntes possamos costurar nossa meta. Que com esse emaranhado inicial, seguido de um aperfeiçoamento e por fim um produto, cheguemos ao fim do novelo cheios de experiências e peritos na arte da costura.


Bem. Diante da obrigatoriedade do cozer temos, porém, nosso estilo próprio de construir a meta. De chegar a ela. E por que não algumas cores? Por que não uma blusa colorida? Ou um cobertor quadriculado? Por que não colorir um pouco os fios? Ou talvez escolher novelos de cores mutáveis? Talvez dessa forma o cozer se torne mais divertido. Talvez dessa forma o trabalho não seja tão árduo. Afinal entre uma agulhada e outra nos encontraremos com uma cor, risonha a nos alegrar. Faça das cores sua motivação. Torne a vida mais que um simples cozer. Pra que no fim, esse embaraçado tear lhe forneça bons e divetidos fios. E a arte do cozer faça o mesmo sentido que viver.

4 comentários:

  1. haveria melhor explicação para essa vida tão incrível, senão a simplicidade de um novelo?

    amei isso. *o*

    aah, suas narrações são belas!!

    BjO ;)

    ps: saudade de ti, da tua voz.

    ResponderExcluir
  2. só posso dizer,que vc esta com toda razão...
    não a o que se argumentar...
    então continuarei a aqui, a costurar meu cobertor colorido, para me aquecer, nos dias de frio, e refletir, com suas palavras(que foram belas) e com as lembranças tãomaravilhosas que tenho, de cada fio, que passou por mim, que esta comigo, e que passara um dia...

    simplesmente...simples e tocante.

    ResponderExcluir
  3. Um cobertor, uma blusa.. é o objetivo no qual queremos chegar, com cores ou não vai pelo nosso critério, pelos nossos sentimentos diante da vida. Sempre encontramos tesouras, alfinetadas que furam, cortam nosso caminho a ser completado, mas sem esses desafios cortantes a vida seria tão sem graça não?

    ResponderExcluir
  4. Encontrei por um acaso e não resisti. Parei, li e percebi que esse lindo texto tem tudo haver com o nosso cotidiano.Temos que fazer sempre a mesmice mas de forma tão cautelosa para que a vida fique mais legal.
    Parabéns e obrigada!!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir