sábado, 17 de julho de 2010

Á ela...

Cemeteries of London - Coldplay

O metrô corria. Aos meus olhos passavem barras metálicas velozes, ferozes. A fome por velocidade. A incapacidade de saber se era dia ou noite. A iluminação falha do vagão que piscava e tremeluzia. Os passageiros cansados, enfadonhos e resignados com o comum. Mas meus olhos viam o que os deles não viam. Meus olhos viam a magia. Viam a liberdade, viam naquela velocidade arrazadora todo o progresso.


O vagão levitava, estávamos levitando, era como se ao invés de trilhos estivéssemos guiados por asas. Me lembra agora esta narração uma descrição antiga, de Machado ou Eça narrando alguma invenção maravilhosa do novo tempo. Mas pra mim isso também devia ter se tornado enfadonho, rotineiro, mas não. A cada viagem de volta pra São Paulo o trecho era diferente, mas a sensação era a mesma. A sensação de frescor, de novidade, de juventude e liberdade.

Meus olhos se atiam a uma fina barra metálica que velozmente passava aos olhos e o som ao fundo do tilintar de metal do vagão contra o trilho ia sendo deixado de lado. Minha mente vagou...


Fatos de um ano passaram por minha memória, o que um ano me mudou, todos que conheci, tudo que me afetou, todas as ecolhas que fiz, todas as atitudes e as repercursões das que tomei, tudo passou á minha memória. Um pouco trsite, um pouco progressita fui retornando ao presente. Retornando á barra metálica, ao barrulho irritante e amável do vagão contra o metal. Ao retrato da metropolização contemporânea de pessoas acomodadas á tecnologia e submissas a ela.











No mais, mesmo que tudo isso me fosse tirado, mesmo que do mundo eu fosse levado, ainda havia ela. Sem mim, comigo, independentemente ela continuaria lá. Minha São Paulo.

3 comentários:

  1. Somos tão complexos, mas ao mesmo tempo nos contentamos com pouco. Pouco, talvez aos olhos dos outros...

    Que delícia andar por São Paulo, descobrir tds seus cantinhos, lojas, prédios, pessoas etc. Isso é tao bom pra gente, nos faz muito beem. Temos sede de explorar essa nossa cidade maravilhosa...é td muito mágico! quero isso sempre. sempre, sempre.
    independente de nosso futuro, de nossas escolhas, de nossa moradias...realmente, São Paulo está sempre, sempre a nos esperar...ela não vai parar! mas estará nos esperando...*-*
    AMO nossos passeios pela Paulistaa...e isso é só o começo!

    Amei o texto.
    s2

    ResponderExcluir
  2. cara vc eh criativo d+...
    mto foda o texto, a foto mais ainda... fotografo eh bom hein ^^

    ResponderExcluir
  3. *-*
    adoro esse nosso mode de enxergar coisas sutis!
    são paulo tem algo que nos invade e nos chama. que nos mostra algo que esquecemos durante a árdua rotina... nossa essência deve estar presa nela! maybe...

    um brinde à nossa poesia! *-*

    lembrei muito de viva la vida com esse texto!
    aliás, tenho ouvido-a todos os dias no trem pra barueeri! e mesmo que esteja morrendo de sono ou cansaço, ela sempre me toca e me mostra o sol escondido pela poluição. me enche de vontade de viver... e claro, lembro de você com ela! =]

    amo-te!
    mesmo que meus passos falhem ao te encontrar.
    mesmo que seus passos flahem ao me encontrar.
    mesmo que o mundo exploda. ou eu perda a razão.
    será assim sempre.
    ok?

    ResponderExcluir